segunda-feira, 12 de outubro de 2015

DIA NACIONAL DO FANZINE - EDIÇÃO ALVORADA

O Dia Nacional do Fanzine será marcado em Alvorada com evento comemorativo.


Alvorada faz sua edição do Dia Nacional do Fanzine, reunindo artistas em comemoração as publicações independentes.



Acontece no dia 13 de outubro (terça-feira), a partir das 20 horas, no Boteco do Neco, localizado na Avenida Maringá, 130, o primeiro evento da cidade em comemoração ao Dia Nacional do Fanzine, que completa 50 anos de produção desde uma das suas primeiras publicações independentes aqui no Brasil.


A história dos fanzines começa a partir de revistas feitas por fãs no começo do século passado. Aqui no Brasil o primeiro Fanzine de repercussão nacional era um boletim chamado “Ficção“ de 12/10/1965, aqui o motivo pelo dia 12 de outubro ter sido escolhido para comemorar o Dia do Fanzine Nacional. O formato se espalhou, e os anos 60 trouxeram a contracultura que se intensificou ainda mais com o movimento punk nos anos 70.


A ideia atualmente é celebrar a produção independente, em especial os quadrinhos, já que os fanzines sempre foram e ainda é celeiro de grande parte da produção de quadrinhos nacional, mas também trazer a poesia, manifestos e registros pessoais publicados em forma de Fanzine.


Em Alvorada existe uma grande produção desde por professores em sala de aula até fanzineiros já conhecidos nacionalmente, que vão se reunir no dia 13 de outubro com seus trabalhos e de demais convidados numa noite com exposição, troca, venda de Fanzines, além do bate-papo com os fanzineiros que já confirmaram presença e estarão no dia para fazer a troca de ideias com o público. O evento é uma produção do Ponto Multicultural com apoio da Quadrante Sul Comics e Boteco do Neco.




Serviço:
O que: Dia do Quadrinho Nacional – Edição Alvorada
Quando: 30 de janeiro (sexta-feira), a partir das 21 horas.
Onde: Boteco do Neco, Avenida Maringá, 130 (Parada. 50), Alvorada, RS.

Maiores informações: redação@pontomulticultural.com ou pelo (51) 82558478